sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tratamento estatístico - funcionários
Tratamento estatístico dos inquéritos - professores:
GLOSSÁRIO ECOLÓGICO EM INGLÊS
Actividade: preencher o glossário
Blogue sobre os problemas ambientais e as estratégias de preservação de um ambiente saudável no nosso planeta verde.
25 comentários:
FLORESTAS são áreas com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados, as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. São o pulmão da Natureza e estão espalhadas por toda a parte para renovar o ar.
ÁGUA é uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades, essencial a todas as formas de vida conhecidas, composta por hidrogénio e oxigénio, com fórmula química H2O. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calota polares, e também na atmosfera sob a forma de nuvens, sobre os continentes em rios, lagos, glaciares eaquíferos, para além da que está contida nos organismos.
A poluição pode ser considerada a libertação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes contaminantes no ambiente, prejudicando os ecossistemas biológicos ou os seres humanos.
O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado no espaço. O efeito de estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
O problema do lixo é um problema sério que, por enquanto, não tem solução. Cada cidadão de São Paulo, Brasil, produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Pode-se calcular então que irá produzir até o fim da sua vida cerca de 25,68 toneladas por dia. Os números do lixo são ainda maiores em países desenvolvidos, onde o consumo é maior. Um nova-iorquino produz em média 1,77 kg por dia (40 toneladas até o fim da sua vida). Onde colocar todo esse lixo? A resposta é: Não existe onde. Dentro de poucos anos, se for mantida a produção actual de lixo, não haverá mais local onde colocar tanto lixo!
A solução então é simples, vamos reciclar! Essa pode parecer a solução ideal para o problema, mas não é. O lixo deve sim ser reciclado, mas antes de reciclar devemos tentar diminuir ao máximo a quantidade de lixo que produzimos, reutilizar tudo o que pudermos e então reciclar.
Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. O ar seco é composto por 78% de azoto, 21% de oxigénio, 0,97% de gases nobres e 0,03% de dióxido de carbono. O ar pode ainda conter de 0 a 7% de vapor de água. A composição do ar altera-se com a altitude
BIOMASSA
A biomassa (madeira e restos orgânicos) pode ser utilizada directamente por queima (a lenha serve para aquecimento), ou na sua transformação em combustível, por fermentação (por exemplo o girassol pode ser transformado e posteriormente usado como combustível líquido).
É uma fonte de energia inesgotável mas poluente.
ENERGIAS RENOVÁVEIS são todas aquelas que servem como alternativa à combustão de resíduos fósseis e que constituem uma fonte de energia inesgotável.
ENERGIA GEOTÉRMICA
O interior da Terra é muito mais quente que a superfície. Esta diferença de temperaturas pode ser aproveitada para a transformação em outros tipos de energia.
Apesar de inesgotável, existem poucos locais onde esta fonte de energia pode ser usada.
O VENTO é o resultado da deslocação do ar de zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão.O ar em movimento possui energia cinética que pode ser aproveitada para produzir outros tipos de energia.
COMPOSTAGEM é o conjunto de técnicas aplicado para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).
O MEIO AMBIENTE
Em biologia, principalmente na ecologia, o meio ambiente inclui tudo o que afecta directamente o metabolismo ou o comportamento dum ser vivo ou duma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo ou os outros seres vivos que com ele coabitam.
"CHUVA ÁCIDA" - acidez acentuada produzida na água da chuva pela poluição atmosférica. Este termo foi pela primeira vez utilizado em 1858 e tem sido usado desde então.
A ENERGIA DO MAR
Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. Neste momento, o aproveitamento da energia dos mar é apenas experimental e raro. Mas como é que se obtém energia a partir dos mares? Existem três maneiras de produzir energia usando o mar: as ondas, as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos.
BIODIESEL - combustível renovável (biocombustível) e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação).
AQUECIMENTO GLOBAL - aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
VULCÃO - é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.
A expressão Natureza aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o facto de ser natural: ou seja, envolve todo o ambiente existente que não teve intervenção antrópica.
Um TSUNAMI é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, abrupto deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar. Há quem identifique o termo com "MAREMOTO" -
contudo, maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de facto originar um tsunami.
COMO OBTER ENERGIA MECÂNICA A PARTIR DO VENTO?
O aproveitamento da energia eólica através de moinhos de vento para bombagem de água e moagem tem lugar há mais de 1000 anos. Neste caso o movimento das velas do moinho é transmitido ao mecanismo de rotação de bombagem ou de moagem.
O QUE É LUZ?
A forma de energia que ilumina o mundo é chamada luz. Ela e outras radiações eletromagnéticas são emitidas por objetos energéticos ou quentes. A luz é o único componente do espectro eletromagnético (que inclui as microondas, os raios ultravioletas e os raios X) que pode ser detectado pelo olho humano. Vemos os objectos quando eles refletem a luz em direcção aos nossos olhos. No vácuo a luz move-se a 300.000Km por segundo, e nada pode ser mais rápido. A luz consiste em "pacotes" de energia chamados quanta. Os quanta individuais também podem ser representados por ondas.
Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento cuja missão é converter energia eólica em energia elétrica. Este tipo de gerador tem se popularizado rapidamente devido ao fato de a energia eólica ser um tipo de energia renovável, diferente da queima de combustíveis fósseis. É também considerada uma "energia limpa" (que respeita ao meio ambiente), já que não requer uma combustão que produza resíduos poluentes nem a destruição de recursos naturais.
FOGO é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e do visível. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.
ENERGIA SOLAR
designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica.
Enviar um comentário